domingo, 22 de novembro de 2015

O esoterismo (Batin) da Oração: A partir do Salah para Du'a '

Este post vai abordar a exotérica (Zahir), a esotérica (Batin), e a realidade (Haqiqah) da oração e sua relação com os rituais da Sharia, as práticas da tariqah (caminho, via), e as realidades (ḥaqā 'Iq) da espiritualidade universal. Especificamente, a relação entre a oração formal e do Isma'ili Du'a (súplica ismaelita) 'serão abordadas em grande detalhe.

Depois da walāyah (estado), o pilar mais importante do Islão é a oração. A oração tem sido colocada sobre os fiéis para seu próprio benefício espiritual. De acordo com o profeta Muhammad, "A oração é a ascensão do fiel."

A palavra "Salah" (oração em árabe) pode ser derivada a partir da raiz waṣalah ("a ligar-se, para chegar"). Sayyidna Nasir-i Khusraw explica que a palavra Salah significa "siga", uma vez que a palavra muṣallī refere-se a um cavalo que segue o seu líder (Sabiq). Ambos os significados se tornam relevantes para explicar o significado esotérico da oração.

O Alcorão usa a palavra "Salah" em uma ampla variedade de contextos (as orações dos fiéis, a oração do Profeta, as bênçãos do Profeta, as bênçãos de Deus e seus anjos, etc) e a palavra Salah (plural: Salawat) no Alcorão ainda não tinha a conotação específica das orações rituais diárias (veja abaixo) que é praticada pelos muçulmanos hoje.

Salah: A oração Exotérica (Zahiri Salah)

A dimensão exotérica  da oração é chamada Salah (note o S maiúsculo) ou Namaz (em persa) - e esta é a oração ritual diária praticada pela maioria dos muçulmanos nos tempos atuais. Este Salah consiste nas seguintes etapas:

1) Allahu Akbar (glorificação)
2) qiyam (em pé)
3) qirā'ah (recitação da Sura Fatiha e outra surata)
4) Ruku '(genuflexão)
5) Sujud (prostração)
6) Tashahhud (Testemunho)
7) Salām (saudação)

Esta oração exotérica, Salah, é orada na direção do qiblah exotérica - a Caaba em Meca. O objetivo destes gestos corporais é 'ibadah (o culto ou servidão de Deus).

De acordo com a Sharia - tal como interpretada pela maioria das escolas muçulmanas da lei (incluindo a lei fatimida Ismaelita codificada no Da'ā'im al-Islam) - é realizada cinco vezes por dia durante o Salah ou Namaz: fajr (pouco antes do amanhecer), Zuhr (meio-dia), 'Asr (tarde), maghrib (logo após o por do sol) e' Isha "(à noite). A principal Salah congregacional durante a semana é a oração da sexta-feira  em que o Zuhr (meio-dia) e 'Asr (à tarde) orações são muitas vezes combinadas.

Na oração exotérica, a ênfase central é sobre o desempenho das ações acima - em que há completa uniformidade entre os adoradores. A questão de qual suratas do Alcorão são realmente recitadas varia de pessoa para pessoa - não há um programa conjunto de recitação (embora haja suratas recomendadas). Mas não há nenhuma diferença quando se trata das ações corporais realizadas na oração exotérica - isso é porque o "Salah", como a oração exotérica, é um culto realizado principalmente pelo corpo físico.

O ta'wil (Interpretação Esotérica) da Oração:

No seu período mais antigo, a tariqa xiita ismaelita do Islão era simplesmente conhecida como a  Da'wah - uma palavra que significa, "chamado", "convite", "intimação", ou "convocação". O caminho Ismaelita do Islão se definiu como um caminho que "convoca" a humanidade para o reconhecimento de Tawhid - a unidade absoluta de Deus - através do reconhecimento do Imam (líder). É o papel essencial do Imam convocar as almas humanas para Tawhid como afirmou em uma moeda fatimida:

"O Imam Ma'ad [al-Muizz] convoca para o tawhid de Deus, o Absoluto."

Para reconhecer a estação ou estado do Imame e dar a bay'ah (lealdade) para ele é "responder" ao "Chamado" e começar uma jornada espiritual rumo ao reconhecimento do Tawhid. A jornada espiritual dentro do "Chamado" inclui muitos níveis de iniciação, purificação, e realização até o reconhecimento da unidade absoluta de Deus. É nesse contexto que agora se voltam para o ta'wil (exegese, interpretação) e Batin (esoterismo) do Salah (oração).

A interpretação esotérica da oração é explicada por Sayyidna Qadi al-Nu'man em sua obra Asas al-ta'wil da seguinte forma:

"A benção exterior (Zahir) da oração está em realizá-la para o exterior, incluindo todas as suas genuflexões e prostrações, obrigatórias e admissíveis [componentes]. Do mesmo modo, a bênção esotérica (batin) reside em estabelecer os chamados da Verdade (da'wat al-Haqq) em cada geração, dia e noite, como é feita na realização da oração visível. Ao estabelecer o "Chamado" há benefício para este mundo e no próximo e benefício para o adorador. O Mensageiro de Deus - paz e bençãos de Deus estejam com ele - disse: "Eu derivo prazer da oração", ou seja, no seu exterior e interior."

- Sayyedna Qadi al-Nu'man, (. Ta'wil al-Da'ā'im, Vol 1, 176)

O ritual de oração é, portanto, um símbolo exterior (mathāl) para o Chamado o qual é o seu significado interior. Assim, Sayyidna Nasir-i Khusraw escreve que: "O significado da Oração é a Convocação." Dr. Farouk Topan se expande sobre a relação entre a oração e a convocação da seguinte forma:

"A oração foi tornada obrigatória para todos os muçulmanos, pois é um dos canais através dos quais Deus derrama Suas bênçãos sobre os seres humanos. No entanto, de acordo com o Alcorão (31:20), a humanidade recebe bênçãos de Deus, tanto no reino "visível" (Zahir) quanto do 'invisível' (Batin). A oração engloba tanto. Seus textos, gestos e até mesmo os cânones constituem o "visto". Por outro lado, as generosidades no reino do oculto, o esotérico e o 'invisível' se relacionam com os princípios da tariqah (caminho) ismaelita  e suas práticas. As bonanças nesse reino são canalizadas através da instituição do Chamado, uma organização cujo objetivo básico era 'chamar' ou 'convidar' pessoas selecionadas para a compreensão do significado interior da fé. Assim como, em um nível mais amplo, todos os muçulmanos são chamados à oração através do adhan (chamado da oração), por isso, de uma forma mais restrita, o Chamado convida indivíduos particulares e convida-os para receber o conhecimento esotérico da tariqah."

– Dr. Farouk Topan, (Swahili and Ismaili Perceptions of Salat, published in Islamic Prayer across the Indian Ocean, by David J. Parkin, Stephen C. Headly, 108)

Isto também significa que cada um das sete etapas da oração simboliza um dos estágios de iniciação na convocação. Isso é comprovado pela etimologia da palavra Salah que significa "siga". Portanto, o significado esotérico de Salah é "seguir" o Chamado dos profetas e dos Imames. Cada fase do Salah tem significado que é a realidade esotérica correspondente ao chamado:



1) O significado de Allahu Akbar é tomar o bay'ah [iniciação] e entrar em um pacto ('ahd, Mithaq) com o imam do tempo. Durante o Allahu Akbar o adorador permanece em silêncio e levanta as mãos até seus ouvidos. Isto simboliza o fato de que quando o discípulo compromete a sua lealdade ao Imam, ele concorda em "ouvir e obedecer" O Imam. O falecido Shaykh Martin Lings explicou isso de uma perspectiva sufi:


"No takbir, que abre a oração, a mão colocada sobre a orelha é uma representação ritual das palavras 'nós ouvimos e obedecemos", que seguem o credo do Alcorão (2: 287). A mão aqui simboliza o livre-arbítrio, a única que de todas as criaturas terrenas o homem possui e que o torna único capaz de deliberada obediência, ao contrário dos animais que são obrigados a seguir os seus instintos."

- Martin Lings, (Um retorno ao Espírito, 167)

2) O significado de qiyam (em pé) é que o murid destaca pelas promessas de sua aliança (Mithaq) com o imam.

3) O significado da qirā'a (recitação) é que o discípulo ouve o discurso cheio de sabedoria do Da'i (Divulgador, aquele que convoca, quem chama). A recitação real das suras do Alcorão é o tanzīl (revelação exotérica) do Alcorão, enquanto o discurso do Da'i contém o ta'wil (significado) do Alcorão.

4) O significado do ruku '(genuflexão) é o reconhecimento do discípulo do Báb (a pessoa que serve como a "prova" ou "porta de entrada") do Imam no Ciclo Menor e do Bāb do enunciando Profeta (Natiq) no Ciclo Maior.

5) O significado de Sujud (prostração) é o reconhecimento do discípulo do imam no Ciclo Menor e enunciando o Profeta (Natiq) no Ciclo Maior.

6) O significado do Tashahhud (Testemunho) é o reconhecimento do Divulgador que convoca para o reconhecimento do imam.

7) O significado do Salām (quando o adorador se vira para a direita e esquerda e saúda as pessoas ao lado dele) é que o discípulo já atingiu o conhecimento e a sabedoria de falar e ensinar os outros na Convocação .

Cada etapa da Convocação forma uma parte do culto gnóstico ou psíquico ('Ibadah' ilmīyyah wa nafsīyyah), que dá vida e significado para o corpo ou a adoração prática (amalīyyah 'Ibadah') da oração. As sete etapas da oração simboliza coletivamente o Ciclo dos Menores dos Sete imames por quem a convocação é sustentada em todas as épocas. Assim como a Oração é realizada na direção da qiblah exoterica, os trajetos dos discípulos através das fases do Chamado na direção do qiblah esotérica - observa Sayyidna Nasir-i Khusraw:

"O significado exterior da oração ritual é a adoração de Deus com o corpo, avançando em direção a qiblah dos corpos, que é a Caaba, a casa de Deus (O Exaltado), em Meca. A interpretação esotérica (ta'wil-i Batin) da oração ritual é a adoração de Deus com a alma racional, transformando, na busca do conhecimento do Livro e da Lei (shari'at), para a qiblah dos espíritos, que é a Casa de Deus, que é uma casa em que o conhecimento de Deus reside - O Imam da Verdade. "

- Sayyidna Nasir-i Khusraw, (entre a razão e a Revelação, 272)

Os cinco tempos da oração como obrigatórias na Sharia também têm um significado esotérico. Desde a oração, como tal, simboliza o Chamado, os cinco momentos da oração simbolizam os cinco Chamados de cinco grandes Proclamações de Profetas (Nāṭiqs) de Deus que precederam o Profeta Muhammad: Adão, Noé, Abraão, Moisés e Jesus. O Profeta Muhammad instituiu cinco vezes por dia a oração como uma alusão ou símbolo para a seu respectivo Chamado. Sempre que um profeta ou Imām é ordenado a "estabelecer a oração" (aqīmū'l-Salat) no Alcorão, o significado interno é "estabelecer a Divulgação da Religião Verdadeira". Sayyidna Jafar ibn Mansur al-Yaman explica que:

"Os cinco [Nāṭiqs] instituem o Chamado para o Sexto Natiq (Profeta Muhammad), o selo dos Mensageiros, o último dos profetas, porque depois dele não vai surgir um profeta ou mensageiro, como ele disse aos seus wasi : Ali é para mim como Arão era a Moisés, exceto que não haverá profeta depois de mim. Então eles fazem alusão a ele e espalham a boa notícia a respeito dele e, portanto, o dever da oração foi prescrito cinco vezes por dia e de noite. Na sua verdadeira realidade, oração é o chamado. "

- Sayyednā Jafar ibn Mansur al-Yaman, (ta'wil al-zakat, 69-70)


Du'a: A Oração Esotérica (Batini Salah)


A palavra Du'a "significa simplesmente" chamada "ou" súplica "e pode se referir a qualquer oração informal ou pessoal. No entanto, neste contexto, a palavra Du'a 'refere-se à oração ritual diária do tariqah xiita Ismaelita do Islã. Para entender o contexto e a natureza da "Súplica Ismaelita" e por que ela é diferente da oração exotérica, deve ser lembrado que os gestos e ações da oração exotérica simbolizam os estágios da iniciação no Chamado.

O tariqah ismaelita é um ramo esotérico do Islão e, portanto, suas práticas rituais pertencem ao reino oculto da tariqah em contraste com o reino externo, a Sharia. Isso é mais evidente no esboço da do Isma'ili Du'a (Súplica Ismaelita).

A Súplica Ismaelita consiste em seis partes. Cada parte contém um versículo do Alcorão (ou versículos), uma súplica (Du'a '), uma afirmação (ithbāt) do Imam do Tempo e prostração (Sujud). O significado geral da Súplica Ismaelita pode ser vista por simplesmente observar os temas e fim dos versículos do Alcorão recitados através das seis partes:

Parte 1: Sura Al-Fatiha cujo tema principal é a "Ibadah (adoração) de Deus.

Parte 2: surata al-Nisa (4:59) - "Ó fiéis, obedecei a Deus, ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós!" e Surah Yasin (36:12) - "36.12 . Nós ressusucitaremos os mortos, e registraremos as suas ações e os seus rastros, porque anotaremos tudo nm imaamin mubin." cujos temas principais são a obediência (tā'ah) para representantes de Deus.

Parte 3: Sura Al-Ma'idah (5:67 - "Ó Mensageiro, proclama o que tem sido revelado a você pelo seu Senhor ...") cujo tema principal é a declaração (Tabligh) do Imamat.

Parte 4: Sura al-Fath (48:10 - "Em verdade, aqueles que te juram fidelidade, juram fidelidade a Deus....") cujo tema principal é bay'ah / Mithaq ( pacto).

Parte 5: Sura Al-'Anfal (8:27 - "8.27 . "Ó fiéis, não atraiçoeis Deus e Mensageiro; não atraiçoeis, conscientemente, o que vos foi confiado!") cujo tema principal é a confiança (Amanah).

Parte 6: Sura Al-Ikhlas (112 - "Dize: Ele é Deus, o Único! Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele!".) Cujo tema principal é o reconhecimento (ma 'rifah) do Tawhid.

Com base nos versos do Alcorão evocados em cada Parte, o ato de recitar a Súplica Ismaelita é uma viagem simbólica através das etapas do Isma'ili Da'wah (Convocação Ismaelita):


1. Na primeira parte, o adorador reconhece os atributos de Deus, como a Misericórdia, a Compaixão, senhorio e soberania e entra na adoração ('Ibadah) de Deus.

2. Na segunda parte, depois de afirmar a necessidade de adorar a Deus, o adorador reconhece que Deus estabeleceu um Imam manifesto como o possuidor de autoridade (ulu'l-amr) e que a adoração só pode ocorrer por meio da obediência (ta 'ah) a Deus, o Profeta, e aos Imames.

3. Na terceira parte, o adorador reconhece a identidade do Imam por meio da declaração (Tabligh) do nass - que foi revelada pela primeira vez em Ghadir al-Khum.

4. Na quarta parte, depois de descobrir a identidade do Imam, o adorador promete uma aliança (Mithaq) com o imam através do ato de fidelidade e se torna um discípulo e um filho espiritual do imame.

5. Na quinta parte, o murid afirma que deu sua fidelidade e cumprir os deveres(Amanat) do Imam. Durante o dhikr silencioso de Ya 'Alī Ya Muhammad no meio da quinta parte, o murid contempla e alcança o reconhecimento (ma'rifah) do Natiq e a Asas, e o Imam e sua Bāb. O final deste dhikr - começando com a exclamação de Ya Imami'z-Zaman (Ó Imām do Tempo ) - representa o momento (waqt) do reconhecimento (ma'rifah) do Imam seguido de uma declaração da verdadeira realidade (Haqiqah) do Imam.

6. Na sexta parte, depois de ter reconhecido o imam em sua realidade, o discípulo alcança o reconhecimento (ma'rifah) do Tawhid - a unidade absoluta de Deus - representada pela Sura al-Ikhlas do Alcorão.

A Súplica Ismaelita engloba as etapas do Chamado Ismaelita. Na verdade, as duas palavras Du'a e da'wah vêm da mesma raiz árabe (dal-'Ayn-waw) o que significa para convocar, para convidar, convocar, etc. Essa Súplica Ismaelita é uma prática ou à forma da Convocação do Imam "Convocação" incorporada a seus discípulos e resume a essência da tariqa ismaelita do Islão. A recitar esta Súplica " responde a este Chamado e simbolicamente viaja através de todas as suas fases.
Quando é lembrado que o significado da oração externa é a convocação ou o chamado, e que a Súplica Ismaelita 'realmente encarna o Chamado, então torna-se claro que a Súplica Ismaelita é em si a interpretação da oração externa. No passado, a convocação existia através da instituição dos dignitários da religião (Hudud al-Din), enquanto que nos dias de hoje o Chamado existe numa forma prática e incorporada através dos ritos e rituais da tariqah ismaelita e a Súplica Ismaelita 'em particular. Em resumo, a Súplica Ismaelita "do tariqah esotérica é a interpretação prática (ou seja, as vivas e interpretação encarnada) da oração externa da Sharia Zahiri (Lei Externa).
O Salah e o Du'a 'são, portanto, complementares e não em oposição. O Salah é a dimensão externa da Du'a ', e o Du'a "é a interiorização do Salah. Também é verdade que o Salah é a oração exotérica (Zahiri Salah) e o Du'a é a oração esotérica (Batini Salah). De acordo com as necessidades do presente ciclo da Ressurreição e o comando (farman) do Imam do Tempo, os muçulmanos Ismaelitas realizam a oração obrigatória em sua interpretação ou forma esotérica de Súplica e, assim, também cumprem as condições e exigências da oração exotérica.

Dhikr: A oração Real (Haqiqi Salah)

O propósito da oração formal (Salah), de acordo com o Alcorão é estabelecer a Recordação (dhikr) de Deus na alma humana:

"Então me adorem e estabeleçam a oração (al-Salata) por causa da minha Lembrança (li-dhikrī)."
- Alcorão 20: 1

Neste sentido, a lembrança de Deus (dhikru'llāh) é um estado de percepção ou consciência ou iluminação ao contrário de um ato formal de adoração ritual. Na verdade, dhikru'llāh neste sentido subjacente a todos os estados de adoração formal - seja oração formal (Salah), Du'a ", glorificação (Tasbih), etc. Neste sentido, o Haqiqah (realidade) ou Batin al- Batin (oculto do oculto) da oração é a Lembrança de Deus (dhikru'llāh). O Imam Sultan Shah Muhammad refere-se a esta realidade da oração como uma comunicação, iluminação e inspiração do Intelecto Universal ("Chamado Universal") e do intelecto particular ("a faísca") como segue:

"A oração é uma necessidade diária, uma comunicação direta da centelha com a chama universal .... Todos devem se esforçar ao máximo para ver que essa centelha não será extinta, mas sim desenvolvida para que o pleno "Companheirismo em alta", que foi a visão expressa nas últimas palavras do Profeta em seu leito de morte, a visão de que o estado abençoado que ele viu claramente esperando por ele ... é a minha profunda convicção de que o homem nunca deve ignorar e deixar se descuidar e não desenvolver a centelha do Divino que há nele."

- Imã Sultan Muhammad Shah Aga Khan III,
(World Enough and Time: Memórias do Aga Khan)

Ontologicamente falando, o estado espiritual de consciência ou a consciência de que é dhikru'llāh é "maior" do que os atos oficiais da oração ritual ou formal - como o Alcorão afirma:

 porque a oração (al-Salata) preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Deus (al-dhikru Allahi) é o mais importante (Akbaru). Sabei que Deus está ciente de tudo quanto fazeis."

- Alcorão Sagrado 29:45


As almas mais elevadas e purificadas  dentre os seres humanos - os Profetas, os imames, e os maiores santos (awliya ') tem atingido a estação espiritual do dhikru'llāh contínuo - de tal modo que suas almas jamais se apartarão da lembrança de Deus mesmo que eles possam viver no físico mundo. O Alcorão se refere a eles coletivamente como o Ahl al-Dhikr (Povo de Recordação - Alcorão 16:43) e Imam Ali ibn Abu Talib explica o significado interior do Ahl al-Dhikr como aqueles que permanecem sempre em estado de recordação de Deus:

"Sempre houve escravos de Deus ... com quem Ele segurou discurso intimista através de seus pensamentos e falou com eles através da essência de seus intelectos. Eles difudem iluminação através da luz desperta em sua audiência e sua visão e seus corações, chamando para a lembrança dos dias de Deus ... Na verdade, há um grupo especial (Ahl) que pertencem a Lembrança (dhikr); eles adotaram-no ao invés do mundo, de tal modo que "nem o comércio nem mercadoria os distrai dele. Eles passam os dias de suas vidas ... É como se tivessem deixado este mundo para o outro, e eles estão lá, testemunhando o que está além deste mundo."

- Imam Ali ibn Abu Talib,

(Reza Shah-Kazemi, da Justiça e da relembrança, 142)

Para resumir, a oração Zahiri realizada pelo corpo físico é o Salah, o Batini oração realizada pela alma racional (al-nafs al-nātiqah) é o Du'a " ou "súplica", que encarna o ta'wil (interpretação) do Salah (da oração). A oração Haqiqi - a Batin al- Batin - é a lembrança de Deus (dhikru'llāh) realizada pelo coração (qalb) em que o intelecto humano ('aql) reside.






De acordo com estes princípios, os imames xiitas, que são os possuidores de intelecto da inspiração divina (al-Mu'ayyad al-'aql) estão sempre em estado de oração contínua e incessante. A toda missão, a vida ou existência do iman é em si uma oração e o Imam não tem necessidade ou obrigação de se envolver em qualquer tipo de oração formal ou ritual - embora ele possa observar tais rituais de acordo com as necessidades da época e contexto (como acima). Caso contrário, a alma do imam do tempo está sempre orando a cada momento. De fato, é possível para todas as pessoas alcançar a estação espiritual da oração contínua ou dhikru'llāh e tal façanha é o objetivo dos tariqahs esotéricas no Islão.




"O Santo tem se tornado oração, a ponto de se encontrar na terra e no céu; e, portanto, ele contém o universo e o universo reza com ele. Ele está em todo lugar onde a natureza ora e reza com e nela: nos picos que tocam o vazio e a eternidade, em uma flor que se espalha ou na canção abandonada de um pássaro ".

- Frithjof Schuon, (Perspectivas Espirituais e Fatos Humanos, 231)

Nenhum comentário:

Postar um comentário